O que é GPS?

A sigla GPS significa “sistema de posicionamento global”. O aparelho receptor do sinal de GPS (que pode ser seu celular, aparelho específico ou até sua câmera digital) é capaz de localizar a sua posição utilizando satélites que ficam posicionados na órbita da Terra.

 

Princípios principais do dispositivo de rastreamento GPS.
A maioria das pessoas está familiarizada com o dispositivo de rastreamento por GPS e seu principal objetivo. No entanto, muitas pessoas não sabem quais são os principais princípios do dispositivo de rastreamento GPS. Portanto, damos-lhe uma breve introdução aos principais princípios do dispositivo de rastreamento GPS.

Módulo GPS
Módulo GPS é usado para identificar a localização do dispositivo e também para sincronizar o tempo do dispositivo. Se a hora do dispositivo flutuar por mais de três segundos a partir da hora do GPS, o dispositivo será ressincronizado com ela. Isso permite ter certeza de que os registros do dispositivo no servidor representam eventos que estavam acontecendo naquele exato momento. Os módulos GPS emitem constantemente pacotes de informações para o microcontrolador, contendo informações como velocidade, altitude, longitude, latitude e qualidade do sinal GPS.

Parte de comunicação
Módulo GSM é o link que conecta o dispositivo de rastreamento GPS com o mundo. Para que isso aconteça, o usuário precisa inserir um cartão SIM em funcionamento no dispositivo. A comunicação consiste em duas funcionalidades principais:

               1. Comunicação GSM. A conexão GSM é estabelecida quando o cartão SIM é inserido e há um operador disponível para conexão.
               2. Comunicação GPRS. A conexão GPRS é usada para comunicação do dispositivo com o servidor.

Como funciona
O GPS funciona através de uma constelação de 24 satélites que circundam a órbita da Terra, controlados pelo Departamento de Defesa americano.
São utilizados quatro satélites: três para determinar a localização na terra e um para informar a altitude em relação com o nível do mar. Este processo é chamado de triangulação, no qual o receptor calcula quanto tempo cada sinal demorou para chegar nele e consegue estimar a distância.
O receptor de sinal de GPS capta ondas de rádios dos satélites e cruzam as informações para dar a localização aproximada, velocidade, sentido, rota, altitude em relação ao mar e estimativa sobre o tempo para chegar ao percurso.

Acessórios
Os acessórios são dispositivos periféricos que são usados para aumentar a funcionalidade do dispositivo de rastreamento GPS. Por exemplo, com a ajuda de vários acessórios, você pode monitorar a temperatura em diferentes compartimentos do trailer, registrar e identificar drivers, monitorar o nível de combustível diretamente do tanque de combustível, rastrear eventos de abertura e fechamento da porta do reboque e muito mais.

Como um rastreador GPS de veículos pode ajudar sua empresa?
Ter uma frota de carros da empresa para seus funcionários pode trazer enormes benefícios, mas nem sempre é fácil controlar se os veículos estão sendo usados apenas para fins de trabalho. Um rastreador GPS para carros instalados nos veículos de seus funcionários pode mantê-lo informado sobre sua localização, como eles estão sendo usados e seu consumo de combustível. No entanto, é possível que a implementação do rastreador de carros possa afetar o relacionamento da sua empresa com seus funcionários.

O que as empresas precisam lembrar ao instalar rastreadores de veículos?
Algumas empresas relutam em instalar rastreadores GPS de veículos em sua frota de carros, pois sentem que têm o potencial de criar um sentimento de desconfiança entre seus funcionários. Portanto, antes de instalá-los, as empresas devem ser transparentes ao explicar que os sistemas estão sendo instalados para impedir que os veículos sejam usados para uso pessoal. Embora valha a pena ter em mente que, embora as empresas não devam prestar atenção a cada pequena violação, elas devem indicar que o uso indevido mostra falta de respeito aos valores e à ética da marca por parte do funcionário.

Ao introduzir sistemas de rastreamento de veículos, é crucial como uma empresa apresenta a proposta. Abaixo estão cinco dicas para tornar o processo de integração muito mais suave:
                     *  Informe os funcionários sobre o sistema com antecedência, com grande ênfase nos detalhes.
                     *  Uma vez implementado, avalie os sentimentos dos funcionários obtendo feedback regular deles.
                     *  Apresente os benefícios do rastreamento e como ele pode beneficiar tanto o funcionário quanto a empresa.
                     *  Após um período de tempo desde a introdução do sistema, destaque todas as mudanças positivas e como melhorias adicionais podem ser feitas.
                     *  Introduzir incentivos de recompensa para uma condução justa e eficiente.

O rastreamento de veículos por GPS pode melhorar a eficiência do motorista para os seguintes tipos de negócios:
                     *  Prestadores de serviços de construção.
                     *  Empresas de táxis.
                     *  Empresas de entrega de alimentos.
                     *  Agências imobiliárias.
                     *  Empresas de segurança.
                     *  Empresas de aluguel de carros.
                     *  Concessionárias de automóveis.