Gestão e controle de combustível

O controle e gestão de combustível é uma solução projectada para monitorar e optimizar os custos relacionados com o combustível. Informações sobre o nível de combustível e consumo obtivo de duas maneiras - conectando o dispositivo de GPS ao computador de bordo ( CANbus) ou a instalação de um sensor directamente no tanque do combustível.

Esta solução permite gerar relatórios detalhados que identificam os motoristas que desperdiçam combustível e os veículos que gastam muito combustível numa empresa. Caso seja roubado combustível do tanque os relatórios irão permitir determinar esse fenómeno e o momento exacto de quando isso aconteceu. Caso seja efectuado um roubo de combustível é possível configurar alteras de e-mail e sms directamente para o proprietário ou para o gestor de frota.

Benefícios de utilização :

  • Protecção contra roubo de combustível;
  • Avaliação da eficiência de combustível de veículos;
  • Ranking de condutores de acordo com o uso de combustível;
  • Determinar rotas que requerem meno consumo de combustível; 

5 - Conselhos para poupar combustivel

1 – Cumpra os limites de velocidade - Mais do que evitar multas por excesso de velocidade, cumprir os limites impostos pelo Código da Estrada também produz efeitos no consumo de combustível. A 90 km/h em estrada e a 120 em auto-estrada verá os consumos baixarem consideravelmente.

2 – Velocidade constante - Manter uma velocidade constante ao longo de toda a viagem ajuda a reduzir o consumo e poupa consideravelmente a mecânica. A condução brusca com acelerações e travagens fortes apenas contribui para um aumento do consumo e desgaste do material.

3 – Uma mudança acima - Procure conhecer a disponibilidade de binário e as rotações do veículo que conduz. Sempre que o motor lhe permitir suba uma mudança e deixe o veículo circular sem esforço o motor, excepto em piso escorregadio e descidas acentuadas.

4 – Influência dos pneus - Os pneus com a pressão baixa aumentam o consumo em mais de 10% o que implica a necessidade de cuidados com a verificação da pressão regularmente. Apesar dos fabricantes apresentarem actualmente pneus que procuram a redução do consumo, a pressão inadequada deita por terra todo esse esforço.

5 – Vidros fechados - Procure manter os vidros fechados quando circular a mais de 60 km/h. A influência aerodinâmica dos vidros implica um aumento do consumo e um esforço acrescido do motor. O mesmo acontece com caixas no tejadilho.