•  

    Atendimento ao Cliente

    (+244) 923 133 314

  •  

    Horário de Atendimento

    Seg - Sex 08.00 - 17.00

Como organizar a gestão de frotas da sua empresa

A administração de meios e gastos é uma das tarefas mais exigentes e que necessitam de grande vigilância quando falamos em criação e gestão de frotas empresariais. Nesse sentido apresentamos algumas dicas essenciais para gerir de forma eficiente a frota de viaturas de uma empresa.

Dependendo do sector de atuação das empresas, possuir uma frota de viaturas para os seus colaboradores sejam eles técnicos, gestores entre outros profissionais é um requisito obrigatório e incontornável e bastante dispendioso, já que a aquisição, aluguer, gestão e manutenção das viaturas acarreta custos elevados que são suportados pelas empresas.

 

Neste sentido é imperatório que seja feito uma boa gestão de modo a optimizar a frota de viaturas, obtendo uma maximização de rentabilidade de um bem tão dispendioso. De seguida apresentamos algumas dicas que devem ser tidas em conta para todos os gestores de frotas.

  • Defina o número que a sua frota irá ter a nível de viaturas e utilizadores.

Ao criar uma frota de raiz é importante ter em conta aspectos como o número de trabalhadores que irão possuir uma viatura, a tipologia necessária para cada um deles e ainda as opções que existam no mercado que ofereçam boas condições a nível de consumos de combustível, amigas do ambiente e ainda que permitam obter bons seguros. Não menos importante é a questão dos direitos e deveres que cada condutor terá face à viatura da empresa que tipo de políticas serão permitidas para o uso desta viatura.

  • Escolha o melhor modelo de gestão para a sua frota

Com a criação de uma frota é necessário alocar recursos para a sua gestão que poderá ser interna ou através da contratação de um serviço especializado. Dependerá da estratégia da empresa muitas vezes em conformidade com as directrizes da sede alocada em outros países e se esta quererá ou não usar recursos internos para esta actividade.

  • Modelo de aquisição ou financiamento dos veículos

Hoje em dia existe cada vez mais soluções variadas para a aquisição de veículos, dependendo da localização as opções mais comuns são “renting” e “leasing” .

Apesar de mundialmente não existir dados oficiais sobre a venda de carros a empresas, o mais comum em empresas de média dimensão é a utilização do renting e leasing, e em muitos casos a aquisição das viaturas. Por outro lado, as grandes empresas usam maioritariamente as soluções de renting.

  • Tenha atenção a custos inesperados

Gerir uma frota é uma ciência que engloba uma atividade de gestão controlada para manter os custos relacionados com as viaturas sobre controle. No entanto por vezes existem custos inesperados que podem balancear as contas. Por isso na sua frota inclua sempre uma percentagem para estes custos que podem ser sobre a forma de impostos, consumo de combustível inesperado, sinistros entre outros.

  • Coloque em prática alguns conselhos de poupança

Tenha sempre em atenção o custo total e não apenas o valor da renda ou aquisição.

Lembre-se que o carro está em constante desvalorização. Custos com pneus e seguros negoceie sempre com os fornecedores para várias viaturas.

Forme os seus condutores, existem programas de condução eficiente, invista para obter retorno a médio longo prazo.

Ajuste sempre as necessidades das viaturas e prazos correntes.

E lembre-se sempre que podem existir leis fiscais especiais para carros da empresa, esteja atento.